Serviços - Telecomunicações
O ITED - Infra Estruturas de Telecomunicações em Edifícios é o novo regime aplicável aos projectos e instalação de infra estruturas de telecomunicações em todos os tipos de edifícios e respectivas ligações às redes públicas de comunicações.
Genericamente as infra-estruturas de telecomunicações compõem-se de espaços, redes de tubagens e de cablagens, de armários de telecomunicações e restante equipamento tais como conectores, tomadas e outros dispositivos.
Os armários de telecomunicações, também denominados ATE- Armários Telecom Edifícios e ATI – Armários Telecomunicações Individual permitem a interligação e a concentração com as redes públicas de telecomunicações, quer de forma directa ou indirecta.
É nos ATE que são alojados os repartidores gerais das três tecnologias previstas, designadamente:
- Par de cobre RG-PC É o dispositivo que faz a interligação dos cabos de pares de cobre dos diversos operadores de comunicação à rede de pares de cobre do edifício.
- Cabo coaxial RG-CC - É o dispositivo que faz a interligação dos cabos coaxiais dos diversos operadores de sinais sonoros e televisivos (CATV, MATV) à rede de distribuição em cabo coaxial do edifício.
- Fibra óptica RG-FO - É o dispositivo que faz a interligação dos cabos de fibra óptica dos diversos operadores à rede de cabos de fibra óptica do edifício.
- O ATI , não é mais que o núcleo das telecomunicações existente dentro das fracções autónomas que vão permitir ao próprio a construção da sua própria rede individual, permitindo desta forma a escolha do sinal que se quer transmitir em cada ponto da rede própria.
Rede Estruturada
As redes estruturadas são compostas por um conjunto de componentes tais como cabos, distribuidores, conectores, painéis de interligação e outros destinados à distribuição de voz e dados, imagens ou quaisquer outros sistemas de baixa corrente, que podem ser redireccionados no sentido de equipar um caminho de transmissão entre pontos de uma rede.
Os principais componentes de uma cablagem estruturada são os cabos de cobre e de fibra óptica, as tomadas e o restante equipamento de interligação.
Em edifícios de grandes dimensões é vulgar a instalação de várias dezenas de km de cabos de cobre para uma rede estruturada.
Com a tecnologia a avançar e novas tendências comerciais a surgirem, o desafio que se coloca a nível da cablagem de rede é planear o futuro sem saber o que nos reserva. Para dar resposta a este desconhecimento, oferecemos aos nossos Clientes soluções flexíveis de ligação de rede (Sistemas UTP, FTP, SFTP em Categorias 5e, 6 e superiores) de elevada qualidade e vanguarda, garantindo uma vantagem competitiva que permitirá incorporar as novas tecnologias à medida que forem sendo desenvolvidas.
A utilização crescente de tecnologias de largura de banda alta, tais como videoconferências em tempo real, em conjunto com a convergência de dados e de voz numa só rede IP para maximizar a relação custo-eficácia, faz com que a integridade dessa única rede seja mais crucial do que nunca.
As redes estruturadas são sistemas de interligação de dispositivos que permitem a partilha de recursos, periféricos e/ou informação.
Uma rede devidamente projectada e instalada proporcionará a velocidade e fiabilidade essenciais à eficiência do sistema.
Onde antes os telefones eram a única preocupação, é necessário agora lidar com os requisitos cada vez maiores dos sistemas integrados de voz, dados e imagem.
A cablagem é um componente chave de qualquer rede e, como as necessidades estão em expansão constante, é preciso especificar e planear redes que possam crescer ou ser alteradas a qualquer momento: uma rede integrada de voz e dados deve ser estruturada, ou seja, deve ser um sistema genérico de cablagem que utilize a abordagem da distribuição por áreas de trabalho.
Os painéis de ligação (patch panels) localizados nos armários (racks) da zona técnica permitem que PC, impressoras, telefones e outros equipamentos sejam ligados ou desligados com facilidade e rapidez e que todas as alterações necessárias sejam feitas apenas no armário técnico e não obriguem a alterações nos caminhos de cabos e respectiva cablagem.
Os sistemas de cablagem estruturada foram desenvolvidos para reduzir os custos destas alterações.
Os actuais sistemas de cablagem estruturada dispõem de uma vasta gama de adaptadores que permitem continuar a utilizar equipamentos antigos e ir adicionando as últimas tecnologias de comunicação que vão passando a estar disponíveis.
O tipo de equipamento a ligar à rede e a quantidade de informação a transmitir são aspectos importantes a considerar na escolha dos cabos, assim como o espaço a disponibilizar no armário técnico e respectivos caminhos de cabos.